Efeitos Imediatos
Os efeitos da Base Livre e Crack são semelhantes aos da cocaína injetada, embora mais potentes e rápidos e, portanto, com maiores riscos para o indivíduo.
-
VIAS DE ADMINISTRAÇÃOBASE LIVRE E CRACKA aparência do Crack varia segundo o processo de produção.
Aparece sob a forma:
- de pedras de cor branco sujo;
- como um pó branco idêntico ao da cocaína;
- em bolinhas semelhantes a grãos de chumbo.
A via mais normal de consumo é através da aspiração dos vapores da combustão, colocando a base em cachimbos próprios ou artesanais, por vezes improvisados em latas, garrafas de água, tubos de vidro, papel de alumínio.
Pode ser fumada em cigarros, misturada com tabaco, marijuana ou PCP. -
ASPECTOS FARMACOLÓGICOSBASE LIVRE E CRACKIdênticos aos da Cocaína.
-
EFEITOS A LONGO PRAZOBASE LIVRE E CRACKA longo prazo o potencial de dependência é semelhante ao da cocaína.
Inicia-se com euforia, uma exagerada sensação de bem-estar e excitação sexual.
Depressa se dissipam, sendo substituídos por uma forte depressão, irritabilidade, angústia, insónia e diminuição do apetite.
Produz um claro aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, o que explica a alta percentagem de enfarte e hemorragias cerebrais entre os utilizadores.Ler Mais
-
CURIOSIDADESBASE LIVRE E CRACKFeita pela mistura da pasta de cocaína com bicarbonato de sódio, leva em segundos a um estado de euforia intenso que não dura mais do que 10 minutos. Assim, quem usa quer sempre repetir a dose. O nome crack vem desse efeito rápido, que surge como estalos para o utilizador. As bases são quimicamente iguais, mas diferem no processo de elaboração: • Base Livre – Obtém-se aquecendo suficientemente uma mistura de cloridrato de cocaína, amónia e água. • "Crack" – Obtém-se se aquecer com bicarbonato de sódio, amoníaco e água.