• 15 Fevereiro, 2017 às 11:06

    Catarina Marcelino, secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade

    A questão da violência e dos estereótipos de género vai começar a ser tratada nas salas de aula, do pré-escolar ao 12.º ano, já a partir do próximo ano letivo. “Estas questões têm que começar a ser trabalhadas no pré-escolar, para que as crianças as encarem como negativas desde muito cedo, tal como hoje fazem a reciclagem a partir dos três anos”, anunciou a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino.

    Contra uma “cultura de violência que está instalada” nas relações entre homens e mulheres, Catarina Marcelino apontou a prevenção como caminho a seguir na estratégia governamental. “É no pré-escolar, entre os três e os cinco anos, que nós, enquanto seres sociais, integramos de uma forma quase definitiva o que é ser homem e o que é ser mulher. E, portanto, trabalharmos os estereótipos nestas idades produz efeitos”, insistiu, antecipando assim a filosofia norteadora da estratégia de Educação para a Cidadania que, a partir do próximo ano lectivo, vai chegar às escolas de todo o país. “A proposta visa trabalhar na sala de aula os temas dos direitos humanos e dos estereótipos de género, onde se inserem as questões da violência e da desigualdade, com profissionais de educação.

    Partilhar fotos íntimas é normal para 24% dos jovens

    Para saber mais: https://www.publico.pt/2017/02/14/sociedade/noticia/combate-a-violencia-de-genero-e-estereotipos-vai-chegar-as-salas-de-aula-1761999