Exaltação do humor, euforia, alegria, alucinações ocasionais, transtornos do comportamento (agressividade, hiperatividade motora).
Terminados os efeitos iniciais, aparece uma depressão do sistema nervoso central, sonolência e confusão. Se a inalação for contínua, pode aparecer uma intoxicação grave, semelhante à embriaguez por álcool, com cansaço profundo e mesmo perda da consciência. A todos estes sintomas juntam-se as náuseas, vómitos, tosse, lacrimejo.
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
INALANTES
A sua administração é feita por inalação, a mais comum consiste em verter o produto num saco de plástico e apertar o orifício do saco à volta da boca e do nariz, para aspirar os vapores que se desprendem.
Alguns dissolventes são, por vezes, aspirados pelo nariz, utilizando um pano embebido ou colocando uma parte da substância num recipiente metálico, sob o qual se aplica uma fonte de calor para aumentar a libertação de vapores.
ASPECTOS FARMACOLÓGICOS
INALANTES
A sua absorção é rápida e os efeitos na atividade do Sistema Nervoso Central são imediatos.
O seu mecanismo de ação é semelhante ao do álcool.
A informação acerca dos aspetos bioquímicos e farmacológicos continua a ser insuficiente.
EFEITOS A LONGO PRAZO
INALANTES
Não existe consenso sobre a capacidade dos inalantes para gerar dependência física. No entanto, existem dados suficientes para afirmar que causam dependência psicológica e tolerância: muitos inaladores crónicos apresentam um alto grau de ansiedade perante a falta da substância e um forte desejo de inalar, necessitando de aumentar a dose para conseguirem os mesmos efeitos que antes conseguiam com quantidades inferiores.
Associam-se aos inalantes efeitos adversos potencialmente graves. O mais grave é a morte, que pode ser causada por depressão respiratória, arritmias cardíacas, asfixia, aspiração do vómito ou acidente.
Outros efeitos a longo prazo incluem danos nos rins e fígado irreversíveis e lesões musculares permanentes.
Aenean pharetra mattis lacus eget egestas. Curabitur ullamcorper ullamcorper metus, quis porta sapien consectetur in. Curabitur sollicitudin justo odio, ac consequat ante tincidunt quis. Proin placerat sem a sapien molestie, at sodales ligula ultrices. Curabitur sodales, magna condimentum commodo eleifend, sem nisi imperdiet enim, vel rhoncus nisi quam a justo. Ut tempor dolor sed vulputate mattis.