As Xantinas, especialmente a Cafeína, têm um efeito estimulante no sistema nervoso e nos aparelhos circulatório, digestivo, respiratório e renal.
Produzem uma certa excitação sobre o Sistema Nervoso Central, que se reflete principalmente nas funções psíquicas:
Facilita o trabalho intelectual;
Produz algum bem-estar, diminuindo a fadiga;
Melhora as relações interpessoais;
Nas pessoas não habituadas, pode produzir insónias.
A principal ação sobre o aparelho respiratório é a broncodilatação e sobre o digestivo é a irritação da mucosa gástrica.
Em relação aos rins, as xantinas propiciam a secreção da urina.
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
XANTINAS
Ingestão por via oral.
ASPECTOS FARMACOLÓGICOS
XANTINAS
Depois da ingestão das Xantinas, estas distribuem-se por todo o organismo, acumulando-se principalmente no Sistema Nervoso Central, sobre o qual atuam, estimulando-o.
A duração média da cafeína no corpo humano é de 3 a 10 horas, e o valor máximo de concentração consegue-se entre os 30 e os 60 minutos após a ingestão.
EFEITOS A LONGO PRAZO
XANTINAS
Embora a intoxicação aguda com Xantinas seja pouco frequente, a sua ingestão constante, mesmo em quantidades moderadas, pode provocar alterações no Sistema Nervoso Central como, por exemplo:
- irritabilidade,
- inquietação ou insónia.
POTENCIAL DE DEPENDÊNCIA
XANTINAS
A respeito dos processos de tolerância e dependência, também não se encontra qualquer estudo que permita inferir que as Xantinas geram uma autêntica dependência.
Os especialistas preferem falar de "um hábito de tomar café" em vez de uma verdadeira habituação ao mesmo.
Na maior parte dos casos, a supressão da substância provoca uma pequena síndrome de abstinência, que gera ligeiro mal-estar (fadiga, sonolência, depressão, ansiedade, náuseas, vómitos).
Aenean pharetra mattis lacus eget egestas. Curabitur ullamcorper ullamcorper metus, quis porta sapien consectetur in. Curabitur sollicitudin justo odio, ac consequat ante tincidunt quis. Proin placerat sem a sapien molestie, at sodales ligula ultrices. Curabitur sodales, magna condimentum commodo eleifend, sem nisi imperdiet enim, vel rhoncus nisi quam a justo. Ut tempor dolor sed vulputate mattis.