Efeitos Psicoativos
Os efeitos dos Cogumelos Mágicos dependem da dose ingerida, da expetativa em relação ao consumo, da personalidade e da sensibilidade individual do consumidor e podem durar até seis horas. Em certos casos, raros, uma dose pequena pode desencadear efeitos normalmente obtidos com altas doses, noutros casos, doses mínimas podem provocar efeitos na primeira hora.
Muitas vezes, as primeiras reações são de caráter físico: náuseas; dilatação das pupilas; aumento da frequência do pulso; aumento da pressão sanguínea; aumento da temperatura.
De um modo geral, são adquiridos inteiros ou em pequenos pedaços. São consumidos por via oral, isto é, ingeridos: crus, secos, cozinhados ou em infusão (chá).
São uma espécie que aparece mais no Outono mas podem ser secos e armazenados, sendo consumidos em qualquer época do ano. Os cogumelos secos são os que têm efeitos mais intensos.
De um modo geral, os efeitos iniciam-se 30-60 minutos após a ingestão, por vezes mais, consoante a dose ingerida.
Uma dose ligeira geralmente corresponde a 1 gr de cogumelos secos, uma dose média, de 1 a 3 gr e uma dose forte entre 3 e 5 gr.
O químico suíço Albert Hofmann descobriu o LSD e foi também o primeiro a extrair psilocibina dos cogumelos mágicos, substância responsável pelos seus efeitos alucinogénios.