Novas Substâncias Psicoativas

As “Novas Substâncias Psicoativas” referem-se aos novos estupefacientes, legais ou ilegais, que surgem no mercado, na sua forma pura ou numa preparação, naturais ou sintetizados em laboratório.

Não são, unicamente, as substâncias recém-inventadas ou recém-sintetizadas, mas também as que passaram a estar disponíveis no mercado, ou as que são usadas de forma imprópria.

Por não serem controladas, são altamente perigosas pois desconhecem-se as substâncias utilizadas na sua composição (adulterantes).

 

NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS As NSP têm várias designações:

• “Legal Highs”

• “Herbal Highs”

• “Research Chemicals” (substâncias químicas de investigação)

• “Party Pills” (drogas recreativas)

• “Designer Drugs” (Drogas Laboratoriais ou de síntese).

Dado este fenómeno ser emergente e muito dinâmico, a informação sobre os efeitos e danos que estas substâncias podem causar aos consumidores é limitada. O consumo das NSP concentra-se mais nos grupos etários jovens, e o meio de obtenção mais usual são as “smartshops”.

CURIOSIDADES NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS - A Meow Meow (Miau-Miau) apareceu em 2010, fabricada em laboratórios caseiros e vendida na Internet como “sais de banho”. O seu princípio ativo é a mefedrona, uma substância de ação rápida que pode provocar paranóia, alucinações, surtos de esquizofrenia e outras perturbações graves. Os ingredientes mais comuns nos “sais de banho” são usados nos repelentes e fertilizantes.

- A “cannabis sintética” é outra criação dos bioquímicos. Aparece como um incenso de ervas muito semelhante à planta natural. Serve para perfumar o ambiente e também como fertilizante. As embalagens geralmente trazem a frase “imprópria para consumo humano”. Os “spices” são produtos elaborados a partir desta cannabis sintética.

- Krokodil: a droga canibal – provoca nos seus utilizadores pele escamosa de cor esverdeada. Com um efeito extremamente letal, a substância torna-se popular na Rússia onde é apelidada de “devoradora de carne humana”. Gasolina, solventes de tinta, enxofre ou iodo são ingredientes utilizados na sua composição.


Acerca do autor:
Aenean pharetra mattis lacus eget egestas. Curabitur ullamcorper ullamcorper metus, quis porta sapien consectetur in. Curabitur sollicitudin justo odio, ac consequat ante tincidunt quis. Proin placerat sem a sapien molestie, at sodales ligula ultrices. Curabitur sodales, magna condimentum commodo eleifend, sem nisi imperdiet enim, vel rhoncus nisi quam a justo. Ut tempor dolor sed vulputate mattis.

Deixar uma resposta

Tens de efectuar o login para comentar.