As “Novas Substâncias Psicoativas” referem-se aos novos estupefacientes, legais ou ilegais, que surgem no mercado, na sua forma pura ou numa preparação, naturais ou sintetizados em laboratório.
Não são, unicamente, as substâncias recém-inventadas ou recém-sintetizadas, mas também as que passaram a estar disponíveis no mercado, ou as que são usadas de forma imprópria.
Por não serem controladas, são altamente perigosas pois desconhecem-se as substâncias utilizadas na sua composição (adulterantes).
- A “cannabis sintética” é outra criação dos bioquímicos. Aparece como um incenso de ervas muito semelhante à planta natural. Serve para perfumar o ambiente e também como fertilizante. As embalagens geralmente trazem a frase “imprópria para consumo humano”. Os “spices” são produtos elaborados a partir desta cannabis sintética.
- Krokodil: a droga canibal – provoca nos seus utilizadores pele escamosa de cor esverdeada. Com um efeito extremamente letal, a substância torna-se popular na Rússia onde é apelidada de “devoradora de carne humana”. Gasolina, solventes de tinta, enxofre ou iodo são ingredientes utilizados na sua composição.