Os efeitos dos Derivados de Cannabis aparecem a curto prazo e variam em função das doses, da potência da cannabis utilizada, da maneira como é fumada, do estado de ânimo e das experiências anteriores
Efeitos imediatos
Sintomas e sinais físicos:
Aumento da frequência cardíaca; aumento da pressão arterial quando se está deitado e a sua diminuição quando se está de pé; olhos vermelhos; dilatação dos brônquios; fobia à luz; tosse, diminuição da lágrima. |
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
CANNABIS
Há três formas de consumo da Cannabis:
1."Marijuana ou Erva” – Preparada a partir das folhas secas, flores e pequenos troncos da planta.
2."Haxixe" – Prepara-se prensando a resina da planta fêmea que se transforma numa barra de cor castanha.
3."Óleo de Cannabis ou Óleo de Haxixe" – Líquido concentrado que se obtém misturando a resina com um dissolvente, como a acetona, o álcool ou a gasolina.
Normalmente fuma-se misturada com tabaco em forma de cigarros feitos à mão. O fumo da Cannabis alcança altas temperaturas, pelo que os seus utilizadores colocam no cigarro grandes filtros.
Outra forma de fumar a Cannabis é em cachimbos feitos especialmente para esse fim. No entanto, em algumas culturas de África ou do Caribe persiste a velha prática de beber tisanas feitas com esta planta e água.
ASPECTOS FARMACOLÓGICOS
CANNABIS
Os Cannabinoides são rapidamente absorvidos pelo pulmão ou pelo tubo digestivo.
São assimilados pelas gorduras do organismo, libertando-se lentamente no plasma, onde permanecem durante muito tempo.
Por este motivo, podem ser detetados na urina dos consumidores, mesmo semanas depois de estes abandonarem o consumo.
EFEITOS A LONGO PRAZO
CANNABIS
Efeitos físicos:
Nos fumadores produz bronquite e asma. O risco de contrair cancro do pulmão é maior, devido ao fumo ser inalado de uma forma mais profunda.
Os filhos das mulheres consumidoras crónicas podem apresentar problemas de comportamento. Produz alterações na resposta do sistema imunológico.
EFEITOS A LONGO PRAZO
CANNABIS
Efeitos psíquicos:
Nos fumadores crónicos, o consumo pode provocar:
- Apatia, deterioração dos hábitos pessoais, isolamento, passividade e tendência para a distração (síndrome amotivacional)
Provoca uma síndrome de abstinência leve (ansiedade, irritação, transpiração, tremores, dores musculares) e a tolerância só ocorre nos grandes consumidores.
Tendo em conta o elevado número de pessoas que consomem cannabis, são poucas as que procuram ajuda para deixar o consumo.
CURIOSIDADES
CANNABIS
Apesar do seu sabor ser amargo, é utilizado como ingrediente em doçaria e rebuçados.
Há um torneio anual na Holanda - a Cannabis Cup, que avalia a qualidade da droga de todos os continentes. Não é permitido o comércio livre de cannabis na Holanda, mas pode ser vendida nas coffee shops.
O nome do Haxixe vem do árabe hashish e significa “erva seca”. Ficou conhecido assim quando Hassan bin Sabbab, líder de uma seita xiita da Pérsia, usava a substância antes de entrar em guerra. Os homens de Hassan eram chamados de aschinchin – alguém sob influência do haxixe.