• 4 Abril, 2016 às 15:53

    Portugal surge como um dos dez países com maior consumo de álcool “per capita” do mundo, segundo dados de 2015 revelados pela Organização Mundial da Saúde.

    Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, no ano passado, foram consumidos o equivalente a uma média de 12,5 litros de álcool puro “per capita” em Portugal, que surge exatamente na mesma posição da Eslováquia, ambos no oitavo lugar entre os maiores consumidores da região europeia considerada pela OMS e que abrange 50 países.

    Estes valores têm tido variações ligeiras em anos anteriores, mas Portugal tem surgido em posição semelhante comparativamente com os outros países. Em termos mundiais situa-se entre os dez maiores consumidores por pessoa.

    A liderar a tabela da OMS está a Moldávia, com um consumo equivalente a 17,4 litros de álcool “per capita”, seguida da Bielorrússia, Lituânia, Rússia, República Checa, Sérvia e Roménia. Surge depois a Austrália, com 12,6 litros “per capita”, logo seguida de Portugal e da Eslováquia.

    O relatório lembra dados de 2012 que mostram que 3,3 milhões de mortes em todo o mundo foram atribuíveis ao consumo de álcool, quase 6% de toda a mortalidade.

    Em relação à prevalência do consumo de tabaco a partir dos 15 anos, com dados de 2015, Portugal aparece a meio da tabela dos países da região europeia, claramente com os homens a apresentar maior prevalência do que as mulheres.

    Fonte: http://www.jn.pt/